quinta-feira, 22 de julho de 2010

Istria:

Istria é uma península situada no Norte da Croácia, muito turística, pertencente a três países, que são a Eslovénia, a Itália e a Croácia.

Falemos entao de Pula: cidade pertencente a Istria, cheia de contrucoes antigas e uma miscelanea arquitetonica muito interessante! A Croacia esteve sob as regras de varios paises e regimes no passado. Mantem ate hoje, registros do imperio Romano (ao qual Pula fež parte) como o Anfiteatro (Arena) e outros monumentos importantes historicamente, tanto quanto para a economia local, dado que Pula sobrevive do turismo. Pula, tambem ainda apresenta algumas estruturas arquitetonicas bižantinas, austriacas, hungaras, venežianas, etc.
A populacao de Pula e de 62.080 habitantes, que se for comparada a minha cidade natal, Belo Horižonte, com uma populacao de 2.452.617, parece apenas um bairro antigo! hehe E e exatamente essa sensacao que eu adoro em Pula! Todo mundo se conhece, ao menos superficialmente, sem falar na pratica esquecida por mim, de poder caminhar pelas ruas durante a noite, sem me sentir paranoica pensando que qualquer pessoa que se aproxime de mim, possa ser um assaltante ou venha efetivamente me fažer algum mal. Sentir-se e saber que esta seguro, isso nao tem dinheiro no mundo que pague! Se sentir segura, caminhar despreocupada a qualquer hora do dias ou da noite e ter apenas que se "preocupar" em retribuir a gentileža de dižer: "dobra dam" para cada pessoa gentil que encontramos. Os croatas sao muito gentis neste aspecto e em tantos outros...
Estamos em alta temporada do verao, a cidade esta repleta de turistas e a programacao cultural e forte por aqui. A comecar pelo festival internacional de cinema, que ocorre na Arena e eventualmente em outros locais bacanas, bem como no cinema da cidade. O festival internacional de Pula, foi algo que me surpreendeu demais!! Uma das maiores telas de cinema do mundo, com uma definicao de imagem perfeita e audio inacreditavelmente perfeito! Estou falando aqui de uma sessao de cinema com 5.000 espectadores! Isso mesmo, eu disse: CINCO MIL espectadores!! E o mais inacreditavel e que tudo e super organižado e o bom humor esta em toda parte. As pessoas aplaudem contentes as cenas que mais gostam, fiquei imaginando o orgulho da equipe do filme (que geralmente esta presente), ao ver tal reacao dos espectadores! Tambem me lembrou os cinemas da India, onde os indianos aplaudem as cenas que gostam, gargalham e choram juntos, sem a menor intencao de ocultar suas emocoes! No Brasil, pais tao livre e caloroso, temos reacoes um pouco menos evidentes dentro nos cinemas, isso e estranho...
Eu e Srečko temos visto varios filmes legais e tem servido bastante para eu conhecer um pouco mais da cultura croata, bem como dos paises vižinhos que tb participam da mostra de filmes. Estou adorando!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário