terça-feira, 20 de julho de 2010

Onde fica Hravatska???

Comeco hoje este blog, para compartilhar as experiencias de uma brasileira na Hrvatska. Ops! Mas o que significa Hravatska?? Significa: CROACIA!!! Um pais maravilhoso e ao que me parece, um pouco desconhecido pelos brasileiros. A Croacia faž fronteira com sete paises: limita ao norte com a Eslovénia e Hungria, ao nordeste com a Sérvia, ao leste com a Bósnia e Herzegovina e ao sul com Montenegro. É banhado a oeste pelo Mar Adriático e possui uma fronteira marítima com a Itália, no golfo de Trieste. A Croacia infeližmente passou por diversas guerras. E quando o assunto e sobre a guerra, a "atmosfera" modifica imediatamente e ai pode-se notar a diferenća imensa entre o Brasil e paises que ja enfretaram guerras "recentemente". Nossas guerras nao devem ser esquecidas, mas acredito que nenhum de nos atualmente, sabe o que e realmente um "clima de guerra". Claro que nossa sociedade vive em uma constante "guerra civil", mas ainda assim e totalmente diferente, especialmente de paises que sofreram guerras etnicas. Isso e algo que gosto no Brasil a aceitacao de religioes, opcoes sexuais, etnias, etc.
Muitos amigos tem me pedido para escrever um longo email contando "tudo" daqui. Entao, farei daqui, um espaco para compartilhar o que tenho observado neste pais maravilhoso que e a Croacia! Tambem algumas dicas de lugares belissimos para se visitar, da gastronomia local, da musica e um pouquinho da cultura em geral.

Minha primeira dificuldade aqui, foi (e ainda e) o idioma croata, que nao e nenhum pouco similar ao portugues. Alem de nao soar "familiar" como as linguas romanicas/latinas, e cheio de consoantes que me causam a impressao de que drasrakratrcka poderiam formar quem sabe, um belo poema em croata, hehe! Falar croata parece algo inatingivel para esta pobre mortal de "sangue latino"!

Escrevo agora, do terraco da casa onde estou morando. Diante de um jardim lindo e de uma gaivota curiosa que me obervada da chamine. Agora faž um calor de 32 graus em Pula e aqui estou eu, feliž como nunca!

Esse pedacinho do paraiso aonde estou vivendo e a cidade natal e casa do meu AMOR! Outro dia, uma amiga disse a ele: "voce esperou pacientemente... buscou por todo o universo (e gesticulou como se tivesse uma luneta nas maos) ate que ela apareceu! Ela veio!" E foi exatamente isso! Ele esperou e eu vim!! Vim tražendo bagagem suficiente para "passear" por um mes, mas acabei ficando, ficando e aqui estou eu! Aqui ficarei.
Ganhei de brinde uma sogrinha muito fofa, que alem de tudo, cožinha bem demais! Probleminha que estou enfrentado diariamente, quando tento com todas minhas forćas (ou quase todas) resistir aos pratos divinos que ela prepara com tanto carinho. Acontece que tanto carinho, tem feito com que eu suba na balanca diarimante com certo ar de desespero, desespero este, que se justifica a cada kilo que engordo! E ja foram 5kg!!! O sol tem queimado a minha pele e manchado meu rosto, mas nem isso tem abalado minha felicidade! Quando estou ali na praia, olhando o mar mais translucido que ja pude imaginar, ao lado do homem mais gentil do mundo, quaisquer kilinhos a mais ou manchas na pele, se dissolvem como acucar na agua... e nao existe tempo para pensar em qualquer coisa que nao seja a minha felicidade! Alias tempo e uma coisa que tenho de sobra por aqui, mas estou utiližando-o da melhor forma possivel. Tenho feito longas meditacoes, caminhadas a lugares belissimos, ido muito ao cinema e curtido bastante meu amore! Considero importante dižer que nesta epoca do ano, as lavandas estao floridas e sao encontradas desde a praia ate as pracas da cidade. O cheiro das lavandas se espalha no ar, especialmente de noite, uma especie de aromaterapia gratuita... uma delicia!!
Em breve postarei algumas fotos dos lugares que mais gostei. Por hoje e so... e perdoem a falta de acentos, o teclado daqui tem outra configuracao alem das teclas estarem em outra ordem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário